sábado, 20 de agosto de 2011

IV JORNADA DE MATEMÁTICA - 2011 - Diário Oficial de 20 de agosto de 2011


REGULAMENTO DA IV JORNADA DE MATEMÁTICA - 2011
1 - OBJETIVO GERAL
Proporcionar aos alunos das escolas da Rede Pública Estadual de Ensino da Capital, da Grande São Paulo e do Interior, um contexto significativo para aplicação e desenvolvimento de noções e procedimentos matemáticos, referentes aos conteúdos previstos para os anos iniciais do ensino fundamental.
2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Levar o aluno a desenvolver o raciocínio lógico;
* Oferecer condições para a criação, em sala de aula, de um ambiente agradável ao ensino e à aprendizagem da matemática, abrangente ao maior número possível de alunos;
* Propiciar o desenvolvimento lógico de diferentes técnicas operatórias que utilizem as quatro operações: adição, subtração, multiplicação e divisão;
* Levar o aluno à compreensão de que o conhecimento e a utilização dos cálculos numéricos são um dos meios para o entendimento da realidade;
* Proporcionar estratégias de cálculo mental envolvendo as quatro operações: adição, subtração, multiplicação e divisão;
* Programar estratégias diversificadas que levem à memorização de tabuadas e às propriedades das operações, para aplicação em cálculos e na solução de situações-problema;
* Estimular os alunos a interagir com seus pares, em atividades grupais e cooperativas, realizadas em classe, compartilhando diferentes maneiras de calcular e de buscar soluções para situações-problema;
* Fornecer meios para desenvolvimento de atividades criativas que conduzam à resolução de situações-problema, sejam numéricas ou não e aplicáveis ou não, no cotidiano;
* Dar oportunidade ao aluno para entender que o conhecimento matemático é ferramenta e objeto de estudo para investigar questões voltadas à simples curiosidade.
3 – PARTICIPANTES
A participação da escola será por adesão de alunos do 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental I da Rede Estadual de Ensino.
4- ADESÃO- INSCRIÇÃO
4.1. A escola que pretenda participar do concurso dever efetivar sua inscrição, até 26-08-2011, na Diretoria de Ensino- Oficina Pedagógica, observado o ANEXO 1 - “FICHA DE ADESÃO DA ESCOLA” disponível em:http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ grp_l.php?t=044
4.2. O PCOP do Ensino Fundamental Anos Iniciais e o PCOP de Matemática, responsáveis pela IV Jornada de Matemática, deverão digitar o ANEXO 2 – “QUADRO SÍNTESE DA ADESÃO DE ESCOLAS”, disponível emhttp://www.crmariocovas.sp.gov.br/ grp_l.php?t=044 e encaminhar até 31-08-2011 para o endereço: jornadadematematica@edunet.sp.gov.br.
5 – FASES
5.1. ESCOLA – ATÉ 30 DE SETEMBRO DE 2011
* A escola deverá desenvolver as atividades matemáticas em sala de aula, conforme os subsídios fornecidos pela publicação impressa CENP/SEE -2010- Jornada de Matemática: Orientações e versão digital, disponível em http://www.crmariocovas.sp.gov.br/grp_l.php?t=044.
* As atividades propostas deverão ser desenvolvidas em sala de aula e entre classes da mesma série;
* Ao final, a unidade escolar deverá selecionar uma equipe composta por cinco alunos titulares e dois suplentes, todos da mesma classe, de acordo com o cadastro de alunos GDAE/SEE
* O aluno suplente participará das atividades, em qualquer uma das fases da Jornada, somente se houver impedimento do titular, devendo permanecer nessa condição até a fase estadual.
* O impedimento dos alunos titulares deverá ser formalizado pelo Diretor da Unidade Escolar, por ofício, que acompanhará o relatório em todas as fases da jornada;
* A substituição só poderá ocorrer de acordo com o limite numérico estabelecido pelo Regulamento, ou seja, até 2 suplentes.
* A Escola deverá preencher e encaminhar à Diretoria deEnsino, até 30/09/11:
> ANEXO 3 - “Fichas de Cadastro de Escolas”, disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/grp_l.php?t=044 Este anexo deverá ser digitado no próprio formulário.
> Relatório contendo:
1. Breve histórico das atividades propostas e desenvolvidas na unidade escolar, durante a FASE-ESCOLA, constando os critérios adotados no processo de seleção;
2. O material do banco de atividades/exercícios/provas, produzidos na escola para a fase classificatória, em CD ROMarquivo Word 97-2003;
3. Cópia de todas as atividades/provas, realizadas pelosalunos da equipe vencedora na etapa de classificação.
5.2. DIRETORIA DE ENSINO - PERÍODO DE 01 a 14/10/11.
* Na FASE-DIRETORIA participarão as equipes selecionadas pelas escolas. As atividades/provas serão elaboradas por uma Comissão formada por: Professor Coordenador do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Professor Coordenador de Matemática e o Supervisor de Ensino responsável pelo Ensino Fundamental Ciclo I, de acordo com o banco de atividades/provas fornecido pelas escolas e a publicação impressa CENP/SEE -2010- Jornada de Matemática: Orientações e versão digital disponível em http://www.crmariocovas.sp.gov.br/grp_l.php?t=044.  Ao final, a Diretoria de Ensino indicará a equipe da escola que a representará nas próximas fases.
5.3. SEMIFINAL POLOS - PERÍODO DE 17 a 28/10/11
Na FASE SEMIFINAL DE POLOS, as equipes vencedoras de cada Diretoria de Ensino serão agrupadas em:
POLOS definidos na Capital e Grande São Paulo:
Polo 1- DE Centro, DE Centro Oeste, DE Norte 1, DE Norte 2;
Polo 2- DE Leste 1, DE Leste 2, DE Leste 3, DE Leste 4, DE Leste 5;
Polo 3- DE Centro Sul, DE Sul 1, DE Sul 2, DE Sul 3
Polo 4- DE Guarulhos Norte, DE Guarulhos Sul, DE Itaquaquecetuba, DE Mogi das Cruzes, DE Suzano;
Polo 5- DE Diadema, DE Mauá, DE Santo André, DE Osasco;
Polo 6- DE Caieiras, DE Carapicuíba, DE Itapecerica da Serra, DE Itapevi, DE Taboão da Serra;
POLOS definidos no interior do Estado:
Polo 1- DE Andradina, DE Araçatuba, DE Birigui, DE Fernandópolis, DE Jales, DE Penápolis, DE Votuporanga.
Polo 2- DE Araraquara, DE Franca, DE Jaboticabal, DE Pirassununga, DE Ribeirão Preto, DE São Carlos, DE Sertãozinho, DE São Joaquim da Barra.
Polo 3- DE Adamantina, DE Assis, DE Mirante do Paranapanema, DE Ourinhos, DE Presidente Prudente, DE Santo Anastácio, DE Tupã.
Polo 4- DE Apiaí, DE Itararé, DE Itapeva, DE Itapetininga, DE Itu, DE São Roque, DE Sorocaba, DE Votorantim.
Polo 5- DE Americana, DE Bragança Paulista, DE Campinas Leste, DE Campinas Oeste, DE Capivari, DE Jundiai, DE Limeira, DE Mogi Mirim, DE Piracicaba, DE Sumaré, DE São João da Boa Vista.
Polo 6- DE Miracatu, DE São Vicente, DE Registro, DE Santos.
Polo 7- DE Caraguatatuba, DE Guaratinguetá, DE Jacareí, DE Pindamonhangaba, DE São José dos Campos, DE Taubaté.
Polo 8- DE Barretos, DE Catanduva, DE José Bonifácio, DE São José do Rio Preto, DE Taquaritinga.
Polo 9- DE Bauru, DE Botucatu, DE Jau, DE Lins, DE Marília, DE Piraju, DE Avaré.
Esta fase será implementada por Comissão de especialistas da DE, tendo como base o banco de atividades/provas fornecido pelas Diretorias de Ensino e outras elaboradas a critério de especialistas indicados.
5.4. FINAL POLOS - PERÍODO DE 14 a 18/11/11
Nesta FASE concorrerão as equipes finalistas da FASE SEMIFINAL DE POLOS, que serão reagrupadas em 3 POLOS definidos na Capital e Grande São Paulo:
Polo 1- DE Centro, DE Centro Oeste, DE Norte 1, DE Norte 2, DE Leste 1, DE Leste 2, DE Leste 3, DE Leste 4, DE Leste 5.
Polo 2- DE Centro Sul, DE Sul 1, DE Sul 2, DE Sul 3, DE Caieiras, DE Carapicuíba, DE Itapecerica da Serra, DE Osasco, DE Taboão da Serra.
Polo 3- DE Diadema, DE Guarulhos Norte, DE Guarulhos Sul, DE Itaquaquecetuba, DE Mogi das Cruzes, DE Suzano.
03 POLOS definidos no interior do Estado:
Polo 1- DE Andradina, DE Araçatuba, DE Birigui, DE Fernandópolis, DE Jales, DE Penápolis, DE Votuporanga; DE Barretos, DE Catanduva, DE José Bonifácio, DE São José do Rio Preto, DE Taquaritinga, DE Adamantina, DE Assis, DE Mirante do Paranapanema, DE Ourinhos, DE Presidente Prudente, DE Santo Anastácio, DE Tupã.
Polo 2- DE Bauru, DE Botucatu, DE Jau, DE Lins, DE Marília, DE Piraju, DE Avaré, DE Araraquara, DE Franca, DE Jaboticabal, DE Pirassununga, DE Ribeirão Preto, DE São Carlos, DE Sertãozinho, DE São Joaquim da Barra; DE Americana, DE Bragança Paulista, DE Campinas Leste, DE Campinas Oeste, DE Capivari, DE Jundiai, DE Limeira, DE Mogi Mirim, DE Piracicaba, DE Sumaré, DE São João da Boa Vista.
Polo 3 - DE Apiaí, DE Itararé, DE Itapeva, DE Itapetininga, DE Itu, DE São Roque, DE Sorocaba, DE Votorantim, DE Miracatu, DE São Vicente, DE Registro, DE Santos, DE Caraguatatuba, DE Guaratinguetá, DE Jacareí, DE Pindamonhangaba, DE São José dos Campos, DE Taubaté.
Esta fase será implementada por comissão de especialistas indicadas por 3 Diretorias de Ensino de cada POLO DA FASESEMIFINAL, não envolvidas nesta FASE. As seis equipes mais bem pontuadas participarão da FASE ESTADUAL em São Paulo.
Até 23-11-2011, as 6 Diretorias de Ensino das equipes finalistas, deverão encaminhar pelos Correios, via SEDEX com AR, envelope para o endereço:
IV JORNADA DE MATEMÁTICA
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo
Centro de Referência em Educação Mário Covas
Avenida Rio Branco, 1.260, Campos Elíseos - São Paulo, SP.
CEP 01206-001
O envelope deverá conter:
> ANEXO 3 - “FICHAS DE CADASTRO DE ESCOLAS” disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/grp_l.php?t=044
1. O anexo com a denominação da equipe para a FASE ESTADUAL deverá ser digitado no próprio formulário.
> Relatório contendo:
1. Breve histórico das atividades propostas e desenvolvidas nas fases anteriores, constando os critérios adotados no processo de seleção;
2. O material do banco de atividades/exercícios/provas, produzidos na escola para a fase classificatória, em CD ROMarquivo Word 97-2003;
3. Cópia de todas as atividades/provas, realizadas pelos alunos da equipe vencedora na etapa de classificação.
5.5. ESTADUAL – 1ª SEMANA DE DEZEMBRO DE 2011.
A FASE ESTADUAL ocorrerá em São Paulo, Capital, em data e local a serem oficialmente divulgados, e contará com a participação das seis equipes finalistas da FASE FINAL DE POLOS e será preparada e conduzida pela equipe de especialistas indicada pela Secretaria de Educação.
6. PREMIAÇÃO
6. 1- ALUNOS:
* Cada um dos 5 alunos titulares da equipe vencedora receberá um microcomputador portátil e uma caixa contendo um conjunto de jogos de tabuleiro e acervo de livros.
* Cada um dos 2 alunos suplentes da equipe vencedora receberá um microcomputador portátil e uma caixa contendo um conjunto de jogos de tabuleiro e acervo de livros.
* Cada um dos 5 alunos titulares das demais equipes finalistas serão premiados com uma máquina fotográfica digital.
* Cada um dos 2 alunos suplentes das demais equipes finalistas receberá uma máquina fotográfica digital.
6. 2- PROFESSORES:
* O Professor Orientador da equipe vencedora receberá um microcomputador portátil e um acervo de livros.
* O PCOP do Ensino Fundamental Anos Iniciais e o PCOP de Matemática da equipe vencedora receberão uma máquina fotográfica digital e um acervo de livros.
6. 3- ESCOLA:
A Escola da equipe vencedora receberá material de recreação para uso coletivo dos alunos.
7. DISPOSIÇÕES GERAIS
* O grau de dificuldade das atividades em todas as fases deverá respeitar as instruções contidas na publicação impressa CENP/SEE -2010- Jornada de Matemática: Orientações e versão digital disponível emhttp://www.crmariocovas.sp.gov.br/grp_l.php?t=044.
* A participação das escolas e dos alunos implica na concordância com suas regras.
* No caso de impedimento de um dos titulares da equipe em qualquer uma das fases, poderá ser substituído somente pelo aluno suplente, conforme este Regulamento.
* Os 2 alunos suplentes deverão ser cadastrados juntamente com os titulares da equipe na FASE ESCOLA.
* No ato da inscrição, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo fica autorizada a divulgar, sem quaisquer ônus, as atividades, nomes e imagens dos participantes da IV Jornada de Matemática 2011.
* As comissões constituídas em cada fase terão plena autonomia de julgamento, não cabendo recursos contra suas decisões.
* Caberá à Equipe Gestora da IV JORNADA DE MATEMÁTICA, nos casos omissos, plena autonomia de julgamento edecisões.
* O material de apoio necessário à realização da IV Jornada de Matemática 2011, nas diversas fases, em versão digital CENP/SEE -2010- Jornada de Matemática: Orientações, está disponível em http://www.crmariocovas.sp.gov.br/grp_l.php?t=044
* Os esclarecimentos sobre este Regulamento poderão ser solicitados somente pelo e-mail:jornadadematematica@edunet.sp.gov.br
* Os resultados serão publicados no Diário Oficial do Estado e no Portal da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.
8. CRONOGRAMA:  E ANEXOS - IV JORNADA DE MATEMÁTICA – 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário